Institucional

FACULDADES INTEGRADAS CLARETIANAS

O Claretiano de São Paulo foi fundado em 1939, pelos claretianos da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria - (Missionários Claretianos). Inspirados na vida e nos ensinamentos deixados por Santo Antonio Maria Claret, aos poucos foram construindo uma história de tradição e qualidade no ensino. A tarefa educacional é para nós mais que um serviço, é uma missão, meio eficaz de evangelizar e de se comprometer na construção de um mundo mais humano e solidário. O nosso modo de educar, iluminado pelo carisma de Santo Antonio Maria Claret, define-se como missionário e profético, evangelizador, pautado na mensagem de Jesus Cristo.

Claret, Apóstolo e Profeta

Antônio Maria Claret nasceu na Espanha, no dia 24 de dezembro de 1807. Homem de fé, de ação e da Igreja, foi um apóstolo incansável, um organizador moderno, que soube colocar as estruturas eclesiais a serviço do povo mais humilde. Na Evangelização, serviu-se da imprensa, fundando a famosa Editora-Livraria Religiosa, em Barcelona, que nos primeiros nove anos, distribuiu cerca de nove milhões de livros e folhetos. Foi como bispo de Cuba que pode fazer uma síntese entre a Palavra de Deus e ações concretas para ajudar a população carente a sair de sua situação de pobreza, de analfabetismo, conflitos de raças e posição social, escravatura, saúde precária, através da catequese, educação, livros de orientação voltados para a saúde, plantio, etc. Dizia que seu espírito era para todo o mundo e queria usar todos os meios possíveis para levar a Palavra de Deus aos quatro cantos da terra.

Claretianos, a serviço da Educação

A obra mais importante de Santo Antonio Maria Claret foi a fundação das Congregações dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Missionários Claretianos) e das Religiosas de Maria Imaculada para o Ensino (Missionárias Claretianas). Os Missionários Claretianos, hoje, marcam presença evangelizadora nos cinco Continentes, em 60 países, usando muitos e variados meios e estruturas para evangelizar, e entre essas a de serviços educativos em Colégios, Faculdades e Institutos. Assim, as atividades educativas da Congregação têm em vista o carisma claretiano e a busca de uma formação humana integral, apresentando respostas existenciais aos desafios de educação hoje. 

http://www.claret.com.br

Presença Claretiana no Brasil

No Brasil, a obra claretiana teve início em 1895, com a chegada dos primeiros missionários a São Paulo, de onde se difundiu para vários outros Estados. Hoje, a Ação Educacional Claretiana, mantenedora do Claretiano Rede Educação congrega cinco Colégios, em Belo Horizonte, São Paulo, Batatais, Rio Claro e Taguatinga(DF); Congrega também o Centro Universitário Claretiano de Batatais, além das Faculdades Integradas Claretianas de São Paulo e de Rio Claro.

Nossa Missão

A Missão Claretiana sintetiza o ideal carismático das instituições educativas claretianas, centrado no amor e no serviço ao ser humano a partir da educação. Inspirada nos valores éticos e cristãos, consiste em capacitar a pessoa para o exercício profissional e para o compromisso com a vida mediante uma formação que atinja todas as dimensões humanas; missão que se caracteriza pela investigação da verdade, o ensino e a difusão da cultura, que dão pleno significado à vida.

Projeto Educativo

A atividade educativa dos claretianos, no Brasil, sempre permaneceu atenta ao processo histórico da educação. Essa orientação foi se atualizando constantemente para responder às situações e realidades novas que surgiram. O Projeto Educativo sistematiza essa ação educacional assumindo a educação básica e o ensino superior, para formar cidadãos com sólida base profissional e com mentalidade saudável, acolhedora e aberta a Deus, à realidade da natureza e à realidade humana. Visando também construir uma sociedade mais justa e humana. Seu objetivo é incidir no desenvolvimento da personalidade, na auto-realização e na autonomia de ser e de aprender do aluno, como também na formação do espírito de cooperação e de solidariedade.

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica Claretiana é orientada pela Missão e pelo Projeto Educativo Claretiano, no que diz respeito à busca da excelência de sua organização e atividade de ensino, pesquisa e extensão. Ela prima pela qualidade humana e funcional acadêmica de sua direção, professores e funcionários; sistematiza a sua ação educacional com uma visão de ser humano enquanto um ser único, irrepetível, constituído das dimensões biológica, psicológica e social unificadas pela dimensão espiritual, que é o núcleo do ser-pessoa. Fundamentada na educação humanista, a essência da proposta do Claretiano tem como premissa a vivência de uma pedagogia e de uma didática que integrem o progresso educativo, acadêmico e profissional dos alunos ao amadurecimento nas dimensões humana, religiosa, ética e cultural.

 

FAZEMOS PARTE DO CLARETIANO - REDE DE EDUCAÇÃO
O Claretiano - Faculdade de São Paulo está localizado na Rua Martim Francisco, 604, Santa Cecília - São Paulo/SP
Fone: (11) 3823-5969
Copyright 2014 - Claretiano - Faculdade São Paulo/SP